Categorias: Notícias FIES

Como Funciona o FIES 2020: Guia Completo

Para os jovens que procuram ingressar em um ensino superior, é importante entender como funciona o FIES 2020. Por ser um programa que já é bastante conhecido pelos interessados no assunto, algumas mudanças podem está sempre ocorrendo para melhorar seu funcionamento. Por isso é tão importante entender como funciona o FIES 2020.

Como Funciona o FIES 2020

Então, se você está interessado em participar do programa, está no lugar certo. Por esse motivo, reunimos informações sobre como participar e garantir uma bolsa. Por ser um programa com um grande número de inscritos, você não pode perder tempo. Então, continue lendo e saiba como funciona o FIES 2020.

FIES 2020

Criado pelo Governo Federal, o Fundo de Financiamento Estudantil é uma das soluções mais procuradas entre os jovens de nosso país. Ele é uma das alternativas para quem não conseguiu ser aprovado em vestibulares de universidades públicas.

Por existir um grande número de brasileiros que não conseguem bancar suas mensalidades, o FIES é um recurso que pode ser bastante útil.

E é por ter um grande número de inscritos todos os anos, que o Governo sempre procura melhorar esse financiamento. Assim, outros jovens que também precisam mas não conseguiram bolsas, podem tentar com mais chances. Veja a seguir detalhes sobre essa novidade!


Como funciona o FIES 2020?

Entender como funciona o FIES 2020  pode ser bem simples, já que suas mudanças basicamente ocorreram em suas modalidades. Como já pudemos lhe apresentar bem do que se trata o programa, você deve ter entendido um pouco sobre ele.

Por ser um programa de financiamento, os interessados devem solicitá-lo para fazer a  cobertura de suas mensalidades nas universidades parceiras do programa.

Assim, deverão seguir seus requisitos e fazer sua inscrição. Sendo aprovado, terá que fazer  renovação de sua bolsa sempre que necessário. Ocorre com o pagamento do boleto FIES trimestral e com o seu aditamento junto com a matrícula da faculdade.

E é sempre através desses passos que o programa entende que você precisa continuar com a bolsa. O pagamento desses débitos só serão feitos quando o curso encerrar e poderão negociar quando começar de acordo com sua necessidade .


Quem pode se inscrever?

Assim como todos os programas de financiamentos que temos disponíveis, o modo como funciona o FIES, deve ser seguido de acordo com suas regras.

Os interessados em participar do programa terão que ter participado de umas edições do ENEM a partir do ano 2010, sem ter zerado a redação.

E os requisitos seguintes estarão de acordo com sua renda familiar, que deverá se encaixar em suas modalidade. Já para a matrícula no cursos que deseja, fica a critério do aluno conseguir ser aprovado no processo seletivo.


Tipos de bolsas

Como existe um grande número de jovens que ainda precisam do programa, o Governo fez algumas mudanças e implantou uma nova modalidade.

Com o P-FIES os novos inscritos que tiverem renda superior a primeira modalidade também pode está participando.

Então, veja logo abaixo, como funciona o FIES modalidades:

  • Modalidade FIES: podem participar dessa modalidade os candidatos que estiverem comprovando renda familiar em até 3 salários mínimos por pessoa, onde as taxas de juros poderão ser zero,a  depender do curso escolhido.
  • Modalidade P-FIES:podem participar dessa modalidade os candidatos que estiverem comprovando renda familiar de 3 até 5 salários mínimos por pessoa e suas taxas de juros estarão variando de acordo com o curso e universidade escolhida.

Inscrições FIES 2020

As inscrições FIES 2020 podem ser feitas através do site oficial do programa em qualquer período do ano. Mas a abertura de novas vagas sempre ocorrem no começo de cada período, que é quando você pesquisará por sua bolsa.

Se você não sabe como esse cadastro é feito, veja abaixo como funciona as inscrições do FIES:

  • Quando for redirecionado escolha a opção ‘Primeiro acesso’ no menu;
  • Em seguida, preencha os campos com seu CPF e data de nascimento;
  • Espere suas informações serem redirecionada e continue preenchendo seu formulário com seus dados pessoais até encerrar.

Quando as vagas estiverem disponíveis você fará login no site através do seu CPF e senha escolhida. Sendo aprovado, esse será o seu login para acessar o portal.


Aditamento FIES 2020

Depois que as inscrições são encerradas, você pode conferir seu resultado acessando o seu portal. É através dele também, que você conseguirá proceder com o aditamento FIES 2020. Como já falamos para você, ele é responsável por renovar sua bolsa.

Sendo assim, você terá que comparecer a sua unidade de ensino para fazer essa renovação. Caso precise fazer alguma alteração em seus dados como situação civil, troca de fiado, mudança de financiamento, etc, é preciso aguardar esse período e fazer um aditamento não simplificado.

Avalie este artigo
Avaliação média: 5
Total de Votos: 3

Como Funciona o FIES 2020: Guia Completo
Compartilhe

Últimas Notícias

  • Notícias FIES

Educa Mais Brasil 2020: Inscrições, Datas, Bolsas 70% Aqui!!

Uma boa notícia para todos os estudantes brasileiros que não possuem renda suficiente para entrarem em instituições de ensino privadas,…

5 dias ago
  • Notícias FIES

SISU 2020: Cronograma, Datas, Inscrições e Resultado SISU

Todos os anos milhares de estudantes se cadastram no portal do SISU 2020 para concorrerem a uma vaga em alguma…

2 dias ago
  • Notícias FIES

Quero Bolsa 2020: Inscrições, Cursos e Bolsas de 75%

Para os jovens que desejam ingressar em cursos superiores, porém não passaram no SISU, mas não possuem condições financeiras para…

2 dias ago
  • Notícias FIES

PRAVALER 2020: Simulador PRAVALER, Portal do Aluno

Mesmo sabendo que existem muitos programas de financiamento no país, o PRAVALER 2020 deve ser uma de seus opções. Se…

3 dias ago
  • Notícias FIES

SISFIES 2020: Sistema Informatizado do FIES – Inscrição, Aditamento

Para criar uma melhor agilidade nos processos do FIES, o programa criou o seu portal SISFIES 2020, do qual presta vários…

5 dias ago
  • Notícias FIES

PROUNI 2020: Inscrição PROUNI 2020, Lista de Espera e Resultado

Sempre que o início de ano chega, milhares de jovens brasileiros que prestaram o ENEM, desejam ingressar em Universidades públicas…

2 dias ago