Diferença entre FIES e P-FIES: Regras, Inscrições e Vagas!

É importante que todos os estudantes que estão interessados em pedir um financiamento estudantil saibam a diferença entre o funcionamento da diferença entre FIES e P-FIES. Pois existe mais de uma diferença entre FIES e P-FIES que poderá determinar quais alunos poderão ou não receber este benefício do financiamento.

diferença entre FIES e P-FIES.

Diferença entre FIES e P-FIES.

Confira o texto abaixo na integra para entender melhor o funcionamento do financiamento pelo FIES 2020!

FIES 2020

O Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Governo Federal que auxilia jovens estudantes a conseguirem ingresso em Universidade privadas.   

Através do FIES 2020 os estudantes podem se matricular nos cursos que desejam sem ter de pagar por enquanto as mensalidades. Pois com o financiamento deste programa os alunos só deverão pagar as mensalidades após a sua graduação.

Desse modo, milhares de pessoas anualmente se inscrevem para conseguir um financiamento do FIES. Porém, é preciso estar de acordo com algumas regras importantes para poder ser aceito pelo programa.

Além de que é preciso entender qual a diferença entre FIES e P-FIES, pois, essas categorias possuem públicos distintos.


Diferença entre FIES e P-FIES

Ao lançar as listas de aprovação do SISU 2020, muitos jovens infelizmente não conseguirão ser aprovados em Universidades públicas no país.

Por isso, o caminho de muitos estudantes é ir para uma Universidade do setor particular. Porém, como muitos desses jovens não possuem condições financeiras momentâneas para arcar com a dívida, o Governo criou o FIES.

Este programa serve auxiliará os jovens com um financiamento estudantil que dará cobertura a todos os estudantes participantes do programa.

Mas antes de participar das inscrições FIES 2020, é preciso que o estudante saiba a diferença entre FIES e P-FIES. Pois existem categorias diferentes para quem deverá fazer a inscrição.

Veja abaixo a diferença entre FIES e P-FIES:


Sobre o FIES

O FIES comum, ou Modalidade I, se caracteriza por possuir juros zero para todos os beneficiários cadastrados nesta modalidade.

Além de possuir uma regra essencial sobre que somente poderão se inscrever aqueles com renda familiar de até 3 salários mínimos mensais.

Lembrando que os beneficiários deste financiamento só farão o pagamento das mensalidades após a conclusão do curso.


Sobre o P-FIES

Já para esta categoria, estão destinados as Modalidades I e II do programa de financiamento estudantil. Porém, para estas modalidades as regras acabam por serem diferentes da primeira.

O ponto principal é que nestas categorias existirá juros cobrados para o pagamento posterior das mensalidades por parte dos alunos. Ou seja, o estudante deverá devolver ao banco um valor superior ao que ele retirou para o seu financiamento.

Porém, a vantagem destas Modalidades é que ambas aceitam o cadastro de estudantes que recebam mais de 2 salários mínimos mensalmente em suas famílias. Sendo a Modalidade II exclusiva para estudantes que moram nas regiões Norte e Nordeste do país.

Sendo esta categoria do P-FIES uma novidade no programa, já que irá ampliar o número de pessoas que poderão se tornar beneficiadoras deste programa de incentivo estudantil.


Quem pode se inscrever no FIES e P-FIES

Caso você esteja interessado em realizar sua inscrição no FIES e agora já entende melhor a diferença entre FIES e P-FIES, basta entrar no site do FIES 2020 para realizar o seu cadastro.

Porém, além de saber a diferença entre FIES e P-FIES, é preciso entender as regras de inscrição no programa.

Basicamente para poder concorrer a uma vaga no FIES ou P-FIES, os interessados deverão ter concluído o Ensino Médio e ter realizado uma prova do ENEM 2020.

Caso essas duas exigências estejam de acordo, qualquer pessoa poderá realizar a sua inscrição no site.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 8

Diferença entre FIES e P-FIES: Regras, Inscrições e Vagas!

Leave a Reply