Categorias: Notícias FIES

ENEM 2020: Como se inscrever no ENEM? Edital e Cronograma

Sempre que chega mais um ano, milhares de jovens procuram se informar sobre o ENEM 2020. Entre as provas que são feitas em nosso país, podemos dizer sem sombra de dúvidas, que esse exame é um dos mais importantes. Se você tem planos para o ensino superior, o ENEM 2020 deve ser essencial para você.

ENEM 2020

E é justamente por saber que existem muitos novatos, que criamos esse texto. Com ele você ficará por dentro de todos os procedimentos do ENEM 2020. É só continuar com a leitura!

Sobre o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio vem sendo considerado uma das provas mais importantes que os jovens podem fazer. Além de medir o desempenho dos formandos no ensino médio, como diz seu nome, para os candidatos ela terá muitas outras varias.

Como todos os anos, milhares de bolsas de estudos para o ensino superior são distribuídas entre os programas federais, como o SISU e o PROUNI. Entre eles, as universidades privadas também vem solicitando esse resultado como forma de ingresso.

✓ Garanta sua participação também no FIES 2020

Aliás, nesse último ano, podemos contar com alguns concursos estatais importantes, que passaram a pedir a nota do ENEM como porta de entrada.

Isso pode te mostrar como esse exame vem sendo essencial para os brasileiros que buscam carreira. E a cada ano que passa, mais mudanças podem ocorrer e o exame pode passar a ter mais utilidades.

Quem pode participar?

Como já falamos acima, o ENEM vem ganhando cada vez mais utilidades. Mesmo sendo em primórdio para saber como anda a educação dos jovens recém formados, qualquer pessoa que precisar da nota do ENEM pode se inscrever.

✓ Veja como funciona o FIES 2020

Ainda assim, quem tiver interesse em participar do exame apenas para treinamento, essa opção também é possível. Basta escolher a opção de treinando quando estiver fazendo sua inscrição.


Como funciona o ENEM

Entender como funciona o ENEM 2020 é bem simples O mais importante é acompanhar os prazos para cada etapa. Depois que a divulgação do edital é feita, tudo pode ficar ainda mais simples. Ele funciona da seguinte maneira:

  • O participante se inscreve;
  • Faz as provas;
  • Aguarda o resultado;
  • E acessa o seu portal para conferir sua nota!

Para fazer as inscrições em outros programas ou concursos, você estará usando o seu número de inscrição.


Inscrições ENEM 2020

As inscrições sempre são feitas via internet, através do site do INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que é o responsável pela elaboração  funcionamento das provas.

E para saber como se inscrever no ENEM 2020, você deverá seguir os seguintes passos:

  • Marque as opções solicitadas pela assistente virtual;
  • Digite seu CPF para a assistente virtual;
  • Responda as perguntas sobre seus dados;
  • Escolha a língua estrangeira e o local de prova;
  • Confirme suas informações e encerre o procedimento.

Edital ENEM 2020

Uma ferramenta que é super importante para você, é o edital do ENEM 2020. É através dele que você poderá conferir todas informações válidas para essa edição. Sejam os horários, tipos de prova, valor de taxa, regras, etc, esses detalhes estarão nele.

Como um bom exemplo, a mudança feitas no valor da inscrição de R$82 para R$85, foi divulgado primeiro através dele. E caso venha surgir mais detalhes sobre essa edição, vamos lhe manter informado.


Cronograma

Acompanhar o cronograma do ENEM 2020 é seu dever! Caso você queira participar, deve seguir suas datas. Passando o prazo, não terá outro meio de inscrição para fazer. Confira a seguir, as datas mais recentes:

  • Isenção: 1 a 10 de abril;
  • Inscrição: 6 a 17 de maio;
  • Provas: 3 e 10 de novembro;
  • Resultado individuais: janeiro de 2020.

Resultados ENEM 2020

Para saber o seu resultado de forma individual, você pode levar a prova para casa e conferir o gabarito oficial. Mas para saber a média geral de sua nota, você deverá aguardar para o ano seguinte.

Para acessar o seu portal, você deve seguir da mesma forma que fez sua inscrição. Caso tenha perdido a senha, é só seguir o próprio procedimento do ENEM 2020 para fazer essa recuperação.

Avalie este artigo
Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

ENEM 2020: Como se inscrever no ENEM? Edital e Cronograma

Últimas Notícias

  • Notícias FIES

FIES Mestrado e Doutorado 2020: Como Funciona? Inscrições Aqui!

 Sendo o FIES o maior programa de financiamento estudantil do país, é comum que as pessoas fiquem em dúvidas e…

7 dias ago
  • Notícias FIES

Diferença entre FIES e P-FIES: Regras, Inscrições e Vagas!

É importante que todos os estudantes que estão interessados em pedir um financiamento estudantil saibam a diferença entre o funcionamento…

2 dias ago
  • Notícias FIES

Educa Mais Brasil 2020: Inscrições, Datas, Bolsas 70% Aqui!!

Uma boa notícia para todos os estudantes brasileiros que não possuem renda suficiente para entrarem em instituições de ensino privadas,…

7 dias ago
  • Notícias FIES

SISU 2020: Cronograma, Datas, Inscrições e Resultado SISU

Todos os anos milhares de estudantes se cadastram no portal do SISU 2020 para concorrerem a uma vaga em alguma…

4 dias ago
  • Notícias FIES

Quero Bolsa 2020: Inscrições, Cursos e Bolsas de 75%

Para os jovens que desejam ingressar em cursos superiores, porém não passaram no SISU, mas não possuem condições financeiras para…

4 dias ago
  • Notícias FIES

PRAVALER 2020: Simulador PRAVALER, Portal do Aluno

Mesmo sabendo que existem muitos programas de financiamento no país, o PRAVALER 2020 deve ser uma de seus opções. Se…

5 dias ago