FIES 2020 Lista de espera: Saiba como funciona?

Muitos dos jovens que se candidataram para vagas de financiamento pelo FIES, acabam por não serem aprovados na chamada regular e por isso, acham que suas chances de conseguir o benefício acabaram, porém, ainda existe a FIES 2020 lista de espera como opção. Esta FIES 2020 lista de espera serve como último recursos dos estudantes que não foram chamados, porém, ainda desejam conseguir um financiamento.  

FIES 2020 lista de espera

FIES 2020 lista de espera

Se deseja saber como conseguir um empréstimo estudantil com os menores juros pelo FIES 2020, continue lendo este artigo e descubra como! 

Conheça o FIES 2020 

Este programa governamental é nada mais do que um auxílio para estudantes de nível superior a conseguir iniciar ou até concluir o curso que desejam em Universidade privadas, sem ter de pagar grandes valores. 

Sendo assim, o FIES 2020 é um empréstimo como qualquer outro, porém, o que lhe difere dos empréstimos comuns, é que ele só poderá ser utilizado para o pagamento de Universidades privadas, além de conter juros mais baixos para os seus membros do programa.

Dessa forma, o seu beneficiário irá conseguir frequentar o seu curso sem ter de pagar grandes quantias referentes as mensalidades, só tendo de devolver esse dinheiro emprestado, após concluir o seu curso. 

Sendo assim este programa não funciona como u gerador de bolsas de estudos como o Educa Mais Brasil 2020, por exemplo.  


Como funciona a FIES 2020 lista de espera?

Um dos pontos positivos referentes ao FIES, é a criação de uma lista de espera para os alunos que não conseguiram passar na seleção FIES 2020 da chamada regular.

Ou seja, quando um aluno faz sua inscrição no site do FIES, ele deverá aguardar o resultado da chamada regular sair, caso o candidato esteja entre os convocados, ele estará a partir daquele momento como membro do programa. 

Porém, muitos alunos acabam não sendo aprovados na chamada regular, o que faz com que centenas desses candidatos acabem por perderem as suas esperanças de conseguir o financiamento. 

FIES 2020 lista de espera

Mas o que poucos ainda sabem da existência e quando sabem, não entendem como funciona o FIES 2020 , é a FIES 2020 lista de espera, da qual é responsável por centenas de aprovações de alunos todos os anos em todo o Brasil.

Esta lista de espera funciona como uma última chamada, algo do qual o aluno que não foi aprovado na chamada regular poderá se inscrever e concorrer a vagas que foram abandonadas pelos alunos aprovados anteriormente. 

Ou seja, existem muitos casos de alunos que são aprovados na chamada regular e acabam por não concluírem as suas matriculas, assim sendo essa vaga cancelada para este estudante. 

Ao acontecer isso, o sistema repassa essa vaga que ficou em aberto para o primeiro colocado na lista de espera do FIES 2020 e caso mais vagas sejam abertas, elas também serão repassadas aos candidatos seguintes da lista. 


Inscrição FIES 2020 lista de espera 

Para realizar uma inscrição na FIES 2020 lista de espera primeiro será necessário que o candidato espera a época de candidatura para esta modalidade ser aberta, o que acontece após todas as outras etapas. 

Ao serem abertas as inscrições FIES 2020, o estudante que não foi chamado na primeira lista regular, deverá se inscrever no site do FIES 2020 para entrar na lista de espera FIES 2020 e assim, ter mais uma chance de conseguir o seu crédito estudantil.

Veja abaixo como conseguir realizar a sua inscrição: 

FIES 2020 lista de espera

  • Escolha a opção de “Complementar minha inscrição”; 
  • Preencha os campos com as informações que lhe forem pedidas; 
  • Por fim, basta enviar a sua solicitação de entrada na lista de espera do FIES. 

Ao seguir esses simples passos, o aluno estará mais uma vez se candidatando a uma vaga para o financiamento FIES 2020 e caso aprovado, deverá se apresentar na Universidade escolhida com os seus documentos em mãos, como descrito pelo site G1, veja a seguir:

No caso de serem selecionados, terão 3 dias úteis, a partir da divulgação do resultado, para complementar sua inscrição no site.

Lembrando que para conseguir qualquer tipo de financiamento do FIES, será necessário que o candidato aprovado, apresente um fiador que tome responsabilidade as finanças, caso o estudante não possa pagar as suas dívidas posteriormente. 


Cronograma FIES 2020 

Para saber quando você deverá realizar a sua inscrição na lista de espera, o programa lança todos os anos um cronograma com as datas exatas de abertura de todos os seus eventos. 

Veja as datas FIES 2020 a seguir: 

  • Inscrições chamada regular: 05/02 até 12/02; 
  • Resultado chamada regular: 18/02; 
  • Complementação das inscrições: 19/02 a 25/02; 
  • Inscrição para a lista de espera (Fies): 20/02 até 31/03.  
Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 7

FIES 2020 Lista de espera: Saiba como funciona?

Leave a Reply