PROUNI 2020: Inscrição PROUNI 2020, Lista de Espera e Resultado

Sempre que o início de ano chega, milhares de jovens brasileiros que prestaram o ENEM, desejam ingressar em Universidades públicas do país, é onde entra o PROUNI 2020. Este programa surgiu para auxiliar os estudantes que querem entrar em uma Universidade privada, porém não possuem condições financeiras para isso, portanto, se afiliam ao PROUNI 2020.   

PROUNI 2020

PROUNI 2020

Para entender como fazer a sua inscrição no PROUNI e conseguir uma bolsa de até 100% do curso que desejar, continue lendo este artigo e saiba mais! 

Conheça o PROUNI

Este programa foi criado pelo Governo Federal e possui como seu principal objetivo, gerar bolsas de estudos para jovens de baixa renda que desejam ingressar em Universidade privadas, porém, não possuem condições financeiras para isso. 

Sendo assim, cara um jovem tenha realizado a prova do ENEM 2020, porém, não foi aprovado para o curso que deseja em uma Universidade pública a partir do SISU 2020, ele poderá dar entrada no PROUNI 2020, se estiver dentro das regras de ingresso, claro. 

✓   Veja mais formas de ingressar me Universidades particulares:

Existem atualmente dois tipos de bolsas diferentes, sendo a primeira, uma bolsa de 100% do valor total do curso em desconto, ou seja, os estudantes poderão frequentar o curso que desejar sem ter de se preocupar com as mensalidades de seu curso superior. 

Já a segundo forma, é por meio de uma bolsa de 50% de desconto no valor total do curso, onde o próprio estudante deverá pagar os outros 50% da mensalidade. 

Porém, para poder se candidatar em qualquer categoria, primeiro é necessário saber quem poderá se candidatar de acordo com as regras vigentes de inscrição do programa. 


Regras de inscrição PROUNI

Como dito acima, para que seja possível se candidata para uma das vagas de bolsas de estudos ofertadas pelo PROUNI 2020, o estudante deverá em primeiro lugar, saber se corresponde a todos os requisitos exigidos pelo programa. 

Confira abaixo as regras: 

  • É preciso ter finalizado o Ensino Médio em uma escola da rede pública de ensino, ou em uma escola particular, porém, na condição de bolsista integral; 
  • Estar concorrendo a vaga de licenciatura e ser professor magistrado em uma escola da rede pública de ensino; 
  • Não poderão se candidatar aqueles que já possuem uma formação provindo deste mesmo programa de bolsas; 
  • Para conseguir as bolsas de estudos, será necessário que o estudante interessado, possua uma renda per capita em sua família de 1 até 3 salários mínimos federais. 

PROUNI 2020

O interessado que estiver dentro dos requisitos acima listados, poderão se inscrever no PROUNI 2020 diretamente pelo site e com isso, concorrer a uma vaga com bolsa de estudos, de acordo com a sua renda máxima salarial. 


Modalidades de bolsas PROUNI

Existem apenas 2 tipos de bolsas de estudo no PROUNI 2020, sendo um para as pessoas com maior nível de carência financeira, e a segunda, para quem já possui condições financeiras melhores para pagamento de mensalidades acadêmicas. 

Confira a seguir qual o tipo de bolsa você poderá se candidatar: 

  • Bolsa integral 100%

Apenas poderão se candidatar para as bolsas de 100% de desconto, todos que estiverem previamente dentro das regras destacadas no tópico acima. 

Além disso, para conseguir ser aprovado, é preciso que o candidato possua uma renda per capita familiar de 1 salário mínimo. 

  • Bolsa parcial 50%

Esta modalidade é definida para as pessoas que possuem todos os requisitos mínimos já destacados, além de possuírem renda mensal de até 3 salários mínimos por pessoa em suas famílias. 

PROUNI 2020


Inscrição PROUNI 2020 

As inscrições do PROUNI 2020 ocorrem duas vezes ao ano, sendo liberadas vagas apenas quando as inscrições estiverem abertas, ou seja, durante o período de abertura de matrículas das Universidade particulares. 

 Essas datas ocorrem sempre nos primeiros meses de cada semestre, por isso fique atento. 

Ao abrir as inscrições, o interessado em uma das vagas do PROUNI 2020, deverá realizar uma inscrição no site do próprio programa para poder concorrer a vagas. 

Confira a seguir como fazer a sua matrícula virtual: 

  • Clique no botão “Fazer Inscrição”; 
  • Ao ser redirecionado, alguns de seus dados serão cobrados, basta preencher os campos com as suas informações continuar; 
  • Selecione as opções de cursos que desejar concorrer; 
  • Selecione a modalidade da bolsa em que está enquadrado; 
  • Por fim, envie a sua inscrição clicando em “Enviar”. 

Ao realizar esses procedimentos, você deverá aguardar até o fechamento das inscrições do PROUNI 2020 para saber se foi aprovado ou não. 


Lista de espera PROUNI 2020 

A lista de espera PROUNI 2020 funciona assim como qualquer outra lista deste tipo em outros concursos, como a do FIES 2020 por exemplo, ou seja, caso vagas remanescentes sejam abertas, quem estiver inscrito na lista poderá concorrer a elas. 

✓  Veja como fazer o seu cancelamento FIES 2020

PROUNI 2020

Dessa forma, após sair o resulta da chamada regular do PROUNI 2020, o estudante que não foi aprovado, poderá entrar no site do programa e fazer a sua inscrição novamente no mesmo site, só que desta vez, para a lista de espera. 

Assim que vagas surgirem, elas serão preenchidas pelas pela primeira pessoa na lista, e assim por diante. 


Resultado PROUNI 2020 

O resultado oficial de todas as chamadas e da lista de espera, costuma ocorrer apenas alguns dias depois da abertura das inscrições, tanto para o caso da chamada regular, quanto da lista de espera. 

O resultado costuma sair com bastante agilidade e pode ser consulta no site do próprio programa. 

Clique aqui para ver a lista de aprovados. 

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

PROUNI 2020: Inscrição PROUNI 2020, Lista de Espera e Resultado

Leave a Reply