Taxa Juros FIES 2020: Qual a taxa de juros FIES? Boleto

Muitos dos estudantes que ficam interessados em fazer um financiamento no FIES, acabam por desistir da ideia por não saberem como o programa funciona e principalmente, pelo desconhecimento da taxa juros FIES 2020. Este programa somente é tão vantajoso para os estudantes, pois a sua taxa juros FIES 2020 nas 3 modalidades são bastante baixas em relação a outros programas de financiamento estudantil ou empréstimos comuns.  

taxa juros FIES 2020

Taxa juros FIES 2020

Portanto, continue lendo este artigo para entender melhor o funcionamento do FIES 2020 e desta forma, poder pedir o seu financiamento! 

Entenda o FIES 2020 

Basicamente o FIES 2020 foi criado pelo Ministério da Educação com o propósito de auxiliar os jovens que desejam ingressar em um curso superior em instituições de ensino privado, porém, não possuem condições financeiras atuais para isso. 

Desta forma, o FIES funciona como um empréstimo cedido por bancos como a Caixa FIES 2020, porém, este crédito liberado pelo banco somente pode ser utilizado para financiar os estudos do beneficiário. 

Além disso, o grande diferencial deste programa para outros de financiamento estudantil como o Quero Bolsa, é que a taxa juros FIES 2020 é bem menor do que comparada com outros financiamentos comuns e estudantis. 


Requisitos FIES 2020 

Para fazer uma inscrição no site do FIES 2020 e desta forma concorrer a uma das vagas e até conquista-la, primeiro será necessário que o candidato esteja dentro de algumas regras básicas para novos estudantes. 

Veja as regras e se você se enquadra nas regras das inscrições FIES 2020:

  • É necessário ter prestado o ENEM em qualquer edição a partir de 2010; 
  • O estudante não poderá ter tirado nota inferior a 450 pontos na sua nota geral do ENEM; 
  • Não serão aceitos os alunos que tiraram nota zero na redação do ENEM; 
  • Para poder participar do FIES, é necessário que os estudantes estejam inseridos em famílias cuja renda mensal não ultrapasse 5 salários mínimos, sendo divididos em 3 tipos de contrato com uma taxa juros FIES. 

taxa juros FIES 2020

Todos os requisitos acima citados, foram conferidos e confirmados pelo site do Educa Mai Brasil, veja a seguir:

Vale qualquer edição do exame a partir de 2010, desde que o estudante tenha obtido média igual ou superior a 450 pontos e maior que zero na redação. Além disso, há o critério de renda per capita familiar.

Desta forma, vale lembrar que o FIES funciona apenas como um financiamento estudantil, do qual o seu valor deverá ser devolvido ao banco e não como um gerador de bolsas de estudos como o Educa Mais Brasil 2020 e o PROUNI 2020


Taxa juros FIES 2020 

Como dito acima, o FIES se divide em 3 tipos de contratos dos quais se diferenciam na renda mensal familiar do estudante e por sua vez, na taxa juros FIES 2020 que cada um desses contratos irá cobrar. 

Entenda cada uma das modalidades logo abaixo: 

  • Modalidade 1: 

O tipo de contrato destinado a primeira modalidade, é para os estudantes cuja renda familiar mensal per capita seja de até 3 salários mínimos. 

taxa juros FIES 2020 determinada para esse contrato é de 0%, sendo esta a melhor opção, desde é claro, que o estudante esteja enquadrado na regra dos 3 salários. 

  • Modalidade 2: 

A partir desta modalidade o contrato já começa a possuir uma taxa juros FIES 2020 substancial. 

Para participar desta modalidade, os estudantes deverão estar dentro de famílias cuja renda mensalmente não ultrapasse cinco salários mínimos por pessoa. 

A taxa de juros para este contrato é de 3% ao ano, sendo exclusiva para moradores da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste

taxa juros FIES 2020

  • Modalidade 3: 

Já a última modalidade de contrato, possui uma taxa anual de 6,5% e é destinada para quem possui uma renda mensal de até 5 salários mínimos. 

Lembrando que mesmo para os estudantes que possuem direito a 1º modalidade e com isso irão receber o financiamento com taxa juros FIES 2020 zero, ainda assim, deverão pagar ao banco um valor acima do que retirou para o seu financiamento. 

Isso ocorre porque mesmo que não haja juros, o financiamento independente de qual seja, ainda será baseado na inflação e, portanto, seu valor irá aumentar, mesmo com uma taxa de 0% de juros. 


Quando será pago o valor da taxa juros FIES 2020? 

Um grande ponto positivo para o FIES, é que o pagamento de seu valor integral, incluindo a taxa juros FIES 2020, somente será feito após o estudante se formar em seu curso. 

Porém, antes disso, o estudante realizará pequenos pagamentos mensalmente para já ir diminuindo o valor total do seu financiamento e da taxa juros FIES

taxa juros FIES 2020

Portanto, o pagamento do empréstimo somente será feito 1 mês após a conclusão do curso pelo estudante, do qual deverá realizar pagamentos mensais do seu financiamento por meio de um FIES boleto 2020 emitido todo mês no site oficial do programa. 

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 7

Taxa Juros FIES 2020: Qual a taxa de juros FIES? Boleto

Leave a Reply